Didgeridoo no Geração Tecla


A convite de uma das responsáveis, hoje fiz uma apresentação sobre o didgeridoo no Projeto Geração Tecla, em Braga. A sessão aconteceu nas pedras onde estes jovens realizam as suas assembleias, no jardim de um escola que foi cedida ao projeto. Passou pelos tópicos do costume: origens, forma de tocar e construção de didgeridoo e também com muita música de didgeridoo e berimbau de boca. Não faltaram acompanhamentos com palmas, perguntas e questões interessantes e muita animação. Ficam algumas imagens e uma descrição deste projeto.

O Projecto Geração Tecla surgiu no âmbito doPrograma Escolhas, que é um programa nacional, tutelado pela Presidência do Conselho de Ministros, e fundido no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP, que promove a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e minorias étnicas, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
O “GeraçãoTecla”, surge (…) com o intuito de trabalhar de uma forma mais efectiva a inclusão social das crianças e jovens mais vulneráveis, residentes no Bairro Social de Santa Tecla.
O projecto conta com um consórcio de parceiros constituído por:
* IPJ (InstitutoPortuguêsdaJuventude);
* ABC de Braga – Andebol SAD;
* Câmara Municipal de Braga;
* CPCJ (ComissãoProtecçãoCrianças e Jovens);
* Centro de Respostas Integradas de Braga do Instituto de Drogas e Toxicodependência;
* Agrupamento de Escolas de Lamaçães;
* Escola Profissional de Braga – CNO;
* Oficina da Inovação – Incubadora de Empresas;
O projecto procura a complementariedade, a articulação de recursos e a co-responsabilização de todos os parceiros envolvidos e visa essencialmente desenvolver acções interventivas e preventivas de inclusão social, cujos objectivos gerais são:
1- Promover a inclusão escolar das crianças e jovens das comunidades ciganas;
2- Promover a dinamização comunitária e a cidadania das crianças e jovens do Bairro Social de Santa Tecla;
3- Promover a formação profissional e empregabilidade dos jovens e jovens adultos do Bairro;

Leave a Reply