Workshop para Professores e não só


CONSTRUÇÃO DE DIDGERIDOOS A PARTIR DE ROLOS DE PAPEL HIGIÉNICO PARA PROFESSORES E ANIMADORES CULTURAIS

O didgeridoo é um instrumento usado tradicionalmente pelos aborígenes australianos há milhares de anos, com o seu conhecimento no resto do mundo apareceram novos estilos de execução e também de construção.
Tradicionalmente feito de um tronco de eucalipto australiano “roído” no seu interior pelas térmitas este instrumento pode ser feito a partir de uma grande quantidade de materiais.

Partindo da ideia que o didgeridoo é uma coluna de ar com uma determinada forma que é definida pelo material de que é feito o instrumento desenvolvi uma técnica de construção de didgeridoos a partir de rolos de papel higiénico.

Começamos por juntar os vários rolos topo a topo até obter um tubo essencialmente cilíndrico, em seguida vamos melhorar a forma desse tubo através de cortes e novas colagens, acrescentamos camadas de papel de jornal com cola branca para o tornar forte e por fim vamos envernizar o instrumento para resistir à humidade.

Sendo o didgeridoo um instrumento relativamente fácil de tocar, que desperta grande interesse sobretudo nos mais jovens e tendo em conta que esta técnica de construção de didgeridoos é muito simples e barata, este workshop está desenhado para professores de Educação Visual e Técnológica, Animadores Sócio-culturais e outros profissionais que trabalhem com grupos de crianças, jovens, adultos e idosos. Pretende-se que estes profissionais aprendam a construir um didgeridoo a partir de materiais recicláveis e fáceis de usar para que depois possam fazer estes instrumentos com os seus alunos.
Serão ainda ensinadas as técnicas básicas para tocar didgeridoo.

Pontos altos do workshop:
· a reciclagem de vários materiais faz com que se consiga um instrumento perfeitamente funcional onde se pode aprender a tocar
· cada didgeridoo pode ser feito por uma pessoa ou por duas, pela simplicidade da técnica utilizada qualquer pessoa pode posteriormente fazer outro didgeridoo
· nas pausas em que a cola precisa de secar ensino como se toca, falo um pouco da cultura aborígene e explico que outros materiais e técnicas se podem utilizar para se fazer didgeridoos

Algumas fotos de workshops deste género previamente desenvolvidos:

Leave a Reply